Sobre florescer

mensagens-esperanca-2

Há alguns dias atrás li um texto chamado “Florescer”, da Joanna de Ângelis. Um dos textos mais lindos e profundos que já li, e que me fez refletir muito.

Com uma linguagem poética, ela faz uma comparação entre o crescimento interior do homem e o desabrochar de uma flor. Diz: “Florescer é o destino de tudo e de todos. Assim como para uma flor são necessárias certas condições, como o solo, a semente, as condições específicas, o ser humano é o solo que, devidamente cuidado, responde e floresce.”

E, então, me peguei pensando: será que estamos cuidando devidamente desse solo, que contém todas as potencialidades, para permitir à semente desabrochar em flor?

Vivemos, em uma sociedade com inúmeros estímulos e informações, uma rotina extremamente atribulada, com diversas atividades e compromissos inadiáveis. Sofremos uma cobrança constante para que sejamos melhores e mais capacitados do que o outro. Muitas vezes nos sentimos coagidos a seguir um padrão social que nos cobra alcançar uma perfeição determinada a todo momento. Nessa sociedade, a diferença não tem vez. Os erros são duramente exaltados e recriminados. Ao fim do dia nos sentimos exaustos, mesmo que não tenhamos feito nada para isso…

Em meio a tantos movimentos, estamos dispersos. Perdemos o foco. Vivemos em um futuro próximo ou distante ou lamentamos o passado, esquecendo-nos de viver o presente. E aí, se torna comum comentarmos e ouvirmos as pessoas reclamando do tempo que passa rápido demais. Se olharmos para trás, temos consciência de tudo que fizemos ao longo do ano? Provavelmente não teremos cumprido boa parte dos nossos objetivos e metas, porque nem vimos o tempo passar, preocupados demais com o amanhã e nos esquecendo que o aqui e o agora é a única coisa que temos efetivamente.

Se perdemos o foco, vivemos em um estado automático que não nos permite refletir sobre o que temos feito da nossa existência. Temos, realmente, cuidado de nós mesmos? Temos buscado ser aquilo que queremos, para nós e para os outros? Estamos em busca dos nossos objetivos e sonhos ou os abandonamos no meio do caminho, preocupados demais com a correria do dia-a-dia?

Não existe possibilidade de sermos felizes se não olharmos para dentro de nós e lidarmos com as nossas dificuldades, os nossos defeitos, ou ignorarmos os aprendizados que a vida vem nos trazer a todo momento, porque somente assim poderemos crescer interiormente. Reclamamos das dificuldades e não tiramos delas as suas grandes lições, persistindo nos mesmos erros inúmeras vezes. Se não estamos conscientes das nossas atitudes e do que a vida tem a nos mostrar, não estaremos buscando a nossa melhora interior, e continuaremos reclamando da nossa infelicidade.

É importante parar alguns minutos ao longo do dia, principalmente naqueles momentos em que se sentir cansado ou pressionado demais. Feche os olhos por alguns instantes e respire, atento ao movimento respiratório e a si mesmo; traga isso para a sua rotina e viva cada momento no presente: esteja atento e analise cada um de seus atos ao invés de fazê-los pensando no próximo compromisso ou, como é muito comum, fazê-los juntamente com outras atividades; tire alguns minutos do seu dia para meditar e refletir sobre as suas escolhas; ouça mais o seu coração; seja grato a todas as situações, sejam elas boas ou ruins, e tire de cada uma o seu ensinamento.

Que não nos permitamos ser “engolidos” por essa sociedade, pela nossa rotina atribulada e pelas cobranças sociais, vivendo de forma consciente e valorizando cada momento presente, tirando dele o que precisamos aprender. Assim, poderemos nos conhecer cada vez mais profundamente, fazer as melhores escolhas para nós e ser mais resignados diante das adversidades. Poderemos, finalmente, desabrochar em flor e ser puramente essência.

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre florescer

  1. Pingback: #Links interessantes da semana #47 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s