Não poderia ter sido diferente

conteudo_1_18714

Hoje você se pergunta se poderia ter feito algo diferente no passado. Considera que algumas de suas ações foram erros e que se tivesse feito diferente, o resultado seria outro e melhor.

Bom, tenho uma novidade pra você! Não, não poderia ter sido diferente!

Hora ou outra todos nos fazemos esse tipo questionamento. Mas a verdade é que a única coisa que isso faz é nos tirar do presente – que é só o que realmente podemos vivenciar. Não é clichê dizer isso. É simplesmente verdadeiro.

Se existisse uma máquina do tempo (ou quando existir?) não acredito que traria de fato benefícios. Pode parecer estranho afirmar isso, porque a humanidade já cometeu tantos erros no passado, certo? Não vou negar que modificar os erros parece maravilhoso. Mas quem seríamos nós se isso fosse possível? Quem seríamos nós enquanto indivíduos? Quem seríamos nós enquanto coletividade?

Foram os erros que nos fizeram evoluir – mesmo que muitas vezes essa evolução pareça andar a passos de formiga ou mesmo andar feito caranguejo, eu prefiro acreditar que ela é, sim, real, e que um dia os aparentes retrocessos farão algum sentido.

Ao invés de crucificar quem fomos e o que fizemos, por que não aprender com isso tudo? Só aceitando nossa sombra – passada ou presente – poderemos modificar a nós mesmos e darmos passos na direção de nos tornarmos seres mais conscientes.

Qual é a sua maior sombra do passado? Qual é a sua maior sombra hoje? Que tal amá-las e aprender com elas?

Namastê!

🙂

“Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão” (Jung)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s