Relaxe: nada está sob controle!

 

recomeco

Às vezes, quando imaginamos o nosso futuro, nos deparamos com uma versão de nós mesmos que vai muito além do que esperamos.

Tente, por um momento, se imaginar daqui a 10 anos. Imagine a sua rotina, a sua profissão, a sua família e o que mais importar para você. Guarde consigo essa sensação como se a vivesse no momento presente.

Agora, volte à realidade.

Provavelmente você descreveu uma realidade perfeita: o emprego dos sonhos, uma casa confortável, uma família unida e animais passeando pela casa. Ou não. Mas, provavelmente, é uma realidade que você espera muito que exista.

Assim ocorreu comigo também. Ao fazer esse exercício, imaginei a vida que gostaria de ter, resgatando sonhos que se perderam com o tempo.

Entretanto, nem tudo está sob controle. Ainda bem!

Ao voltar para a realidade, temos apenas o presente. E, muitas vezes, ele não é favorável com o que imaginamos e não sabemos por onde começar a construir a vida que criamos. Queremos muito mas temos pouco.

E aí? O que devemos fazer?

A resposta é simples: começar. Sem o primeiro passo, nada acontece. Muitas vezes nos focamos em um futuro longínquo e perfeito, nos esquecendo que ele só pode se tornar real se começarmos, parte a parte, a construí-lo. Uma grande construção requer o encaixe de tijolo por tijolo até que finalmente se materialize.

Ah, mas a vida é muitas vezes surpreendente, e o caminho que você pretendia trilhar se desviou. Você se sente perdido e, com medo, tateia com os pés o solo em que está prestes a caminhar. Inúmeros questionamentos surgem na sua mente: é por aqui que devo seguir? Para onde a vida quer me levar?

Há uma frase que diz: “Caminhe e o caminho se abrirá.” Se você se imaginou com uma dúzia de filhos, o carro dos sonhos e uma linda casa, mas acaba de ser demitido do emprego que poderia te permitir ter tudo isso, ainda assim, vá em frente! Precisamos aceitar que nem sempre temos o controle de tudo. Já percebeu como sempre queremos controlar o que está ao nosso redor? Às vezes tudo parece bem e estável. Nos conformamos em viver uma vida mediana e confortável, porque assim é mais cômodo. Tudo está sob controle. E aí vem a vida e dá uma reviravolta. Nos coloca de cabeça para baixo e nossos objetivos caem por terra.

Tudo é movimento. Nada é estático. E nós somos parte, contribuindo com esse movimento. Mas, muitas vezes, não temos consciência disso e tendemos a nos revoltar quando algo não sai como esperamos. Nos decepcionamos com pouco e perdemos tempo demais nos queixando do que não deu certo ao invés de nos focarmos em tudo que ainda pode dar.

Pode não ser tão simples, mas é importante que nos entreguemos a esse processo. Nem sempre vai ser como esperamos, mas sempre há uma alternativa: recomeçar.

Portanto, se permita ir além e mudar de rota quando for preciso. Se abra ao novo que chega. Em tudo há beleza, e as reviravoltas da vida podem indicar novos caminhos, onde poderemos descobrir e ser mais do que supomos.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Relaxe: nada está sob controle!

  1. Pingback: Links interessantes da semana #6 |

  2. Pingback: Me fizeram refletir: – Meu Aqui e Agora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s