Pare de se lamentar

1409765976

O texto que vou escrever hoje é, em primeiro lugar, pra mim mesma.

Dito isso, podemos começar.

Tenho passado por muitos momentos de crise recentemente. E em relação à todas as áreas da minha vida. Por conta disso sinto que acabei caindo no ciclo da reclamação. Comecei a falar mais sobre problemas e a mergulhar dentro deles de forma que comecei a me “afogar”.

Além disso, como todos passamos por dificuldades, essa se tornou a pauta da maioria das minhas conversas com amigos e com pessoas próximas. Comecei a ter a sensação de que está todo mundo mal mesmo, que o mundo está todo errado e não tem mais jeito. Só que quando digo “mal”, não é apenas isso: é fudido mesmo, comendo o pão que o diabo amassou. Talvez as pessoas tenham aumentado o próprio sofrimento ou eu mesma tenha enxergado o que elas falam de maneira maior do que a realidade se apresenta.

Comecei a me desesperar inclusive com o sofrimento dos outros. Me sentia mal por estar de mãos atadas e não poder “salvar” meus amigos. Me sentia paralisada diante de diversas situações que eles passavam e que eu simplesmente não era capaz de compreender plenamente. Fiquei sufocada dentro da minha própria vida e das minhas relações.

Até que resolvi que precisava parar. Precisava rever tudo. Tirar toda a bagunça que existe dentro de mim, buscar perceber o que tudo isso quer me ensinar, e começar a tirar a poeira e colocar as coisas no lugar.

Nesse processo (e com a ajuda do meu analista), me dei conta de que não é bem assim. Não está todo mundo fudido. Todos temos problemas sim, todos temos motivos para sofrer de alguma forma, mas é isso que é a vida. E felizmente é assim. Se fosse um “mar de rosas” não cresceríamos. E não sei vocês, mas acredito que estamos aqui para melhorarmos cada vez mais.  Lapidarmos quem somos e buscarmos nos tornar nossa melhor versão.

E tem mais uma coisa muito importante nisso tudo: aquilo que focamos parece tomar uma dimensão muito maior. Se estamos mal e colocamos todo o foco da nossa vida nisso, só conversamos sobre isso, parece realmente que está todo mundo no mesmo barco. Mas não é bem assim: é como quando você quer comprar um carro, por exemplo, e de repente todas as pessoas da sua cidade parecem ter o mesmo carro. Isso acontece porque damos tanta atenção a isso, que todos os outros carros (ou situações de vida das pessoas) se tornam invisíveis para nós.

E é incrível como a mudança pode partir de nós. Da noite para o dia eu resolvi mudar o foco. O tom das minhas conversas mudou, a minha própria visão sobre a vida e o sofrimento se modificou, comecei a assistir outras coisas, buscar outras leituras e estou me sentindo muito mais leve. Não me sinto sufocada por todas essas questões.

Isso não significa que estou jogando o lixo pra debaixo do tapete. Estou apenas aceitando que é esse o meu momento e que não preciso me definir por ele. É importante, sim, conversar sobre o que incomoda, sobre onde o calo dói, mas não precisa ser assim o tempo todo.

Aliás, acredito que quanto mais a gente fala, mais toda dor ganha força sobre nós, toma uma dimensão maior. É importante estarmos atentos a isso também. E sabermos com quem falar. Nem todos vão nos entender, nem todos vão saber como nos ajudar. E também não temos o direito de sufocar as pessoas com nossas questões e exigir que elas nos salvem.

Essa foi uma reflexão que me doeu, mas que valeu a pena ser feita. O que vocês pensam sobre isso tudo? Como se comportam nos momentos de crise? Gostaria muito de saber, me contem nos comentários.

Namastê!

🙂

9 comentários sobre “Pare de se lamentar

  1. Ei, Mariana, tudo bem com você?
    Às vezes tenho a sensação de que nossas lamúrias viraram um Fla x Flu, e quem sofre mais, marca. E na arquibancada dessa nossa rotina ainda tem telejornal, polarização, preconceito e tantas outras coisas que deixam nossa vidinha um tanto chaaaaatas mesmo… Verdade é que nossos problemas são essencialmente comuns, mas há certa dificuldade em escutar só por escutar, em se conectar profundamente, sem transformar tudo em embate e disputa pelo título. Sair deste ciclo de negatividade virou questão de honra, talvez de sobrevivência. Como os Hermanos já cantavam, eu, que já não quero ser um vencedor, levo a vida devagar que é pra não faltar amor 🙂

    Curtir

    • Alissssson, antes de tudo: eu amo essa musica! Rs Obrigada por me lembrar dela 😀

      Fiquei pensando sobre seu comentário e acho que você tem toda razão mesmo. Parece que virou uma disputa “quem está mais na merda”. Qual é o sentido disso, ne?

      Como vc disse “sair deste ciclo de negatividade virou questão de honra, talvez de sobrevivência”. Vamos mudando a nós mesmos aos pouquinhos \o/

      Curtir

  2. Pingback: Links interessantes da semana #18

  3. Oi, Mariana! 🙂
    Também tenho passado por um momento de crise, e confesso que ainda não estou sabendo como lidar ou me comportar diante disso. rsrs
    Noto apenas que me julgo bastante em alguns momentos e me sinto mal por não saber o que fazer com os conteúdos difíceis. De qualquer forma, o foco está sendo no Yoga, na respiração consciente, na meditação e na tentativa de permanecer o máximo que posso no presente.
    Então, por enquanto, além desse treino, apenas levo para a psicoterapia a fim de pensar e construir algo junto. Depois, acredito que consigo ir sozinha… é o objetivo, pelo menos. rss
    Espero que possamos colher algo de importante nisso tudo, com criatividade e flexibilidade também.
    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ei, querida!
      Força na peruca! Rs
      Algumas vezes passamos por fases bem difíceis na vida, não é mesmo? Mas se tem algo que aprendi é que sempre amadurecemos e tiramos lições destas fases. Tenha certeza que com o tempo tudo vai melhorar e você vai se ver ainda mais forte do que é hoje! Pode apostar!
      E se tiver algo que possamos fazer pra ajudar aqui no blog, me coloco à disposição. Se tiver alguma sugestão de tema relacionado com o momento que você está vivendo… não garanto que vou escrever, porque só me sinto segura falando do que já experienciei. Rs Mas quem sabe não passei ou estou passando por algo semelhante? xD
      Também se quiser me procurar nas redes pra trocarmos ideias sobre essas coisas to à disposição, viu? Vamos seguindo e nos ajudando! ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

